Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Palestra SEGUARANÇA NAS HABITAÇÕES


A Palestra sobre a Segurança nas Habitações encheu a sala de reuniões da Casa do Povo da Serra de Água, contando com uma assistência de mais de 50 cidadãos da Freguesia da Serra de Água e não só.



Os assuntos foram vários, desde dicas para estar em casa em segurança:
Deixar as portas e janelas fechadas sempre que sair
  • Coloque óculo e uma corrente de segurança na sua porta



  • Não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são



  • Tenha sempre à mão os números de telefone para poder comunicar com alguém, principalmente com a policia



  • Quando se ausentar de sua casa, por vários dias, informe a força policial da sua zona



  • Não deixe escritos n porta, janela ou caixa do correio, que indiquem a sua ausência



  • Não deixe acumular correspondência na caixa do correio e coloque na mesma uma fechadura segura


  • Se encontrar alguém estranho a rondar a sua casa, vá para dentro de casa e tranque a porta.


Na rua, é necessário tomar também certas medidas de segurança.





  • transporte consigo apenas o dinheiro necessário



  • Evite o uso de objectos de valor, de carteiras na mão ou no bolso, de forma visível.


  • Evite circular sozinho na rua, principalmente de noite.



  • Evite dar informações sobre a vida a pessoas estranhas


  • Transporte as malas e sacos do lado oposto à faixa de rodagem



  • Circule sempre pelo lado interior dos passeios



  • Nos transportes públicos, mantenha a carteira e outros bens junto de si



  • Se for abordado com uma conversa do tipo "conto do vigário", (venda de colchões, computadores, que um familiar emigrado precisa de dinheiro) não se deixe convencer e informe a polícia.


O que fazer após um furto?



As pessoa normalmente ficam nervosas mas há certas medidas a ser tomadas pela vítima.





  • Não entrar em pânico e informar logo a polícia


  • Não manusear objectos que possam ter sido tocados pelo ladrão


  • Devemos geralmente guardar as facturas de produtos como electrodoméstico pois, em caso de roubo, será mais fácil a polícia encontrar o objecto.


  • Anotar a matricula, a marca e a cor do carro se for possível.


A Polícia de Segurança Publica da Ribeira Brava possui um programa intitulado "Férias em Segurança". Quando as pessoas vão de férias, e deixam a casa vazia, a polícia promove a segurança nas casas através de rondas diárias às casas em causa. Para tal basta as pessoas preencherem um formulário que há na esquadra. esta é uma maneira de protegermos os nossos bens mesmo estando ausentes.

Em todo o caso, e como nem todo o cuidado é pouco, coloque um cofre embutido na parede para guardar os seus bens mais valiosos.

Caso seja confrontada com um ladrão dentro da sua casa, não aja por impulso. tente manter o ladrão dentro da sua casa e contacte rapidamente a polícia.
Tenha sempre à mão o número da esquadra póxima da sua residência!!



Esquadra da Ribeira Brava: 291 952159

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

### SEGURANÇA NAS HABITAÇÕES ###




Hoje às 16 horas, na Casa do Povo da Serra de Água, haverá uma palestra sobre a Segurança nas Habitações, dirigida pelo Comandante da esquadra da PSP da Ribeira Brava.


O Comandante vai alertar a população para os casos de burlas, de assaltos etc, que o Concelho da Ribeira Brava tem sido alvo ultimamente.


Será um alerta para a população adoptar medidas que previnam estas situações e, como tal, contribuir para uma maior segurança das nossas residências.


Os idosos que residem sozinhos são vítimas mais comuns dos furtos e roubos praticados por indivíduos geralmente referenciados pela Polícia como sendo toxicodepedentes e que procuram angariar dinheiro fácil e imediato.


A iniciativa está aberta, não só à comunidade desta freguesia interior da Ribeira Brava, mas também a toda a população que tenha disponibilidade de comparecer, tendo em conta que este é um assunto que interessa a toda a população!
Na palestra, a PSP vai transmitir os comportamentos de risco que se devem evitar:
Não abrir a porta a estranhos; não colocar a chave da porta por baixo do tapete; etc, são uns dos conselhos que irão ser transmitidos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

*******São Martinho na Serra de Água********

No passado dia 14 de Novembro foi festejado o São Martinho na Serra de Água!
Uma iniciativa da Associação Desportiva da Serra de Água, que contou com o apoio da Casa do Povo da Serra de Água!
Esta actividade contou com a participação de habitantes da freguesia e não só. Foi realizada no salão paroquial. A refeição foi bacalhau com semilhas e vinho novo. Foi o manjar dos Deuses, uma refeição abençoada, não fossem os chuviscos que caiam nesse serão de sábado... Para o ano há mais!






















































































































































terça-feira, 17 de novembro de 2009

II Encontro Regional de Teatro em Santa Cruz



A Casa do Povo da Serra de Água levou as alunas do ensino recorrente ao Centro Cívico de Santa Cruz no dia 16 de Novembro, assistir ao II Encontro Regional de Teatro Amador.
O espectáculo da manhã teve início às 1oh, com o grupo de "Teatro ao minuto" da Casa do Povo de Santa Cruz;
O grupo de teatro da Casa do Povo da Camacha
e o grupo 4 litro da Casa do Povo da Ponta do Pargo.
A sessão da tarde teve início às 15h com o grupo de "Teatro ao Minuto" da Casa do Povo de Santa Cruz;
O grupo de teatro da Casa do Povo da Ilha - Centro de Convívio;
Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santana;
Grupo de Teatro “1/4 Litro” da Casa do Povo da Ponta do Pargo .
Foi um dia bem passado e muito divertido!! Para o próximo ano as alunas querem voltar lá. Em nome de todos aqueles que foram, quero agradecer o convite e esperamos voltar lá para o próximo encontro de teatro.






















































































































































































































quinta-feira, 12 de novembro de 2009

****Palestra sobre a violência doméstica*****

No próximo dia 3 de Dezembro, quinta-feira, haverá uma palestra dirigida pela Equipa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, com sessão de esclarecimento, informação e de aconselhamento.
Esta iniciativa terá lugar nas instalações da Casa do Povo da Serra de Água, às 18h, apareça.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Um dia por todas as mulheres do mundo 25 de Novembro

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente 25 de Novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.Antes desta indicação da ONU, o dia 25 de Novembro já era vivido pelo movimento internacional de mulheres. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

Violência plural
A mulher sofre diversas formas de violência. Quando pertence às classes menos favorecidas, sofre a violência de classe. Quando não é branca, sofre a violência racial. Pode ser vítima de uma violência múltipla, por exemplo, quando é negra e pobre. No entanto, a mulher, independentemente da sua classe social, raça e idade, sofre também uma violência específica, de género, derivada da subalternização da população feminina. A organização social de género, atribui aos homens, prerrogativas que lhes permitem ditar normas de conduta para as mulheres, bem como julgar a aplicação correcta dessas normas.

Violência dentro de casa
A violência física é uma das expressões extremas das contradições de género, que revela a crueza e profundidade do problema. É no espaço doméstico que ela é mais frequente e apresenta variadas formas. Contrariando o senso comum, as pesquisas indicam que o lugar menos seguro para a mulher é a sua própria casa. Segundo dados mundiais, o risco de uma mulher ser agredida em casa, pelo marido, ex-marido ou actual companheiro, é nove vezes maior do que o de sofrer alguma violência na rua. Escondida pela cumplicidade da sociedade e pela impunidade, a violência contra a mulher ainda é um fenómeno pouco visível. Os casos que chegam às autoridades são apenas a ponta do iceberg. Os registos de ocorrência nas polícias revelam um número significativo de casos provenientes das classes alta e média alta, contrariando a tese, de que a violência contra a mulher, é apenas o resultado de uma cultura da pobreza ou da baixa escolaridade.

A violência é inimiga da saúde
A violência conjugal tem forte impacto sobre a saúde física e mental das mulheres. Os actos ou ameaças de violência, infundem medo e insegurança. As mulheres têm medo por causa do poder dos homens, em particular dos maridos, e este próprio medo, serve para justificar o poder.Entre as consequências psicológicas da violência, podemos destacar: terror que paralisa, agitação e ansiedade próximas do pânico, ameaça constante de ataque, impotência, incapacidade de actuar, desespero, sensação de abandono, desvalorização pessoal, indolência extrema, constante depressão. A violência doméstica - nas suas manifestações física, sexual e psicológica - é um problema de saúde pública, relevante pela magnitude do número de vítimas, bem como pela enorme quantidade de recursos despendidos. As mulheres agredidas tendem a ser menos produtivas. Faltam mais, apresentam dificuldade de concentração e desenvolvem uma baixa auto-estima. Estão também mais propensas à depressão e ao «stress».O Banco Mundial estima que, em termos médios, um em cada cinco dias de absentismo do trabalho feminino, decorre da violência.

São necessárias políticas públicas
A partir da década de setenta, do século XX, como resultado da luta das mulheres contra a discriminação, a questão da violência doméstica, transferiu-se do espaço privado para o espaço público, passando a ser encarada como um problema social a combater. Em vários países, começaram a ser postas em prática políticas públicas, destinadas a enfrentar este flagelo social. Mas as respostas ao problema da violência doméstica, no tocante às políticas públicas, são ainda insuficientes. O combate à violência contra a mulher, exige acções integradas em diversos níveis, áreas e instâncias. Como problema público, exige políticas públicas, decididas e devidamente apoiadas.

Temos de eliminar a violência doméstica
A violência contra a mulher é um problema complexo, que não se resolverá de forma simplista. Encontrar soluções, representa um enorme desafio para o movimento feminista, para as mulheres em geral, e para todos os segmentos da sociedade. Tal como o problema do racismo, é um problema de todos e de nenhuma raça em particular, também, o problema da violência contra a mulher, é um problema de todos e não apenas das mulheres.A violência contra a mulher, é também, um problema de saúde pública. O reconhecimento deste facto, implica a qualificação e formação dos profissionais de saúde, para enfrentarem este problema. Na área educacional, é preciso lutar por uma educação não sexista. E preciso incentivar a elaboração de livros, de unidades didácticas, que explicitem as contradições de género e combatam as discriminações. Os docentes e outro pessoal, com trabalho nas escolas, devem ter qualificação e formação que lhes permita não terem comportamentos sexistas, e contrariarem, tais comportamentos nos alunos.É necessário desenvolver uma rede de casas abrigo. Oferecer qualificação e formação de recursos humanos, visando melhorar a qualidade do acolhimento.Finalmente, torna-se necessário travar uma luta, em todas as frentes, contra os preconceitos, estereótipos e tabus, que contribuem para difundir uma visão de subalternidade da mulher e, desse modo, legitimar a violência.As mulheres têm de continuar a trabalhar para conquistarem espaços de cidadania, fazendo valer os seus direitos e tendo uma maior participação política ? nos cinco Poderes, movimentos sociais, sindicais, económicos, culturais, políticos ? num decidido processo de ganho permanente de poder!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

DIAS INTERNACIONAIS

OBSERVADOS PELO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MÊS DE NOVEMBRO


6 Novembro - Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Guerra e Conflito Armado

10 Novembro - Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento (UNESCO)

16 Novembro - Dia Internacional da Tolerância (UNESCO)

20 Novembro - Dia da Industrialização da África

20 Novembro - Dia Universal da Criança (UNICEF)

3ª Quinta-feira do mês de Novembro - Dia da Filosofia (UNESCO)

21 Novembro - Dia Mundial da Televisão

25 Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

29 Novembro - Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano