Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

IV MOSTRA DE ARTESANATO E TRADIÇÕES LOCAIS

Nesta IV Mostra de Artesanato e Tradições Locais, conhecida também por Feira da Poncha, haverá várias barracas montadas na praceta da Serra de Água, com ponchas produzidas pelos diversos bares da Serra de Água.
Estarão presentes na Feira a Tasquinha da Poncha, a Taberna da Poncha, entre outras, com as ponchas de limão e de laranja.
Poderá contemplar uma exposição fotográfica da Casa do Povo; uma exposição de artesanato local com bancos; colheres e os tradicionais paus de mexer a poncha. Quando a fome apertar, poderá passar pela barraca da Casa do Povo da Serra de Água, onde terá a possibilidade de se deliciar com a "Sopa de Castanha"!
Eis o Programa para a "Feira da Poncha":


Programa

Sábado, 30 de Janeiro

17h00 Abertura
17h30 Música Ambiente
18h00 Missa
19h00 Grupo de Instrumentos Tradicionais da C.P. da Boaventura
19h30 Grupo de Cantares da Calheta
20h00 Grupo de Concertina da C.P. da Ribeira Brava
20h30 Grupo Recreativo da C.P. de São Roque do Faial
21h00 Grupo de Folclore da C.P. de Santa Cruz
21h45 Grupo de Cantares da C.P. da Serra de Água

Domingo, 31de Janeiro
De manhã- Música ambiente
13h00 às 15h00 ABRAÇO DA MADEIRA Antena 1 "Da Serra de Água para o mundo"
A partir da 15h00:
Grupo de Dança da C. Povo da Ilha
Grupo de Cantares da C. Povo de São Martinho
Grupo de Castanholas da C. Povo da Tabua
Grupo de Cantares da C. Povo da Fajã da Ovelha
Grupo de Cantares da C.P. do Imaculado Coração de Maria
Grupo de Cantares da C. Povo da Serra de Água
Grupo de Cantigas Norte a Sul da C. P. da Ponta do Pargo
Duo e karaoke

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cantar dos REIS

A Casa do Povo da Serra de Água foi cantar os Reis na Ribeira Brava, mais precisamente na Marginal, com a actuação de mais seis grupos.

A abertura foi às 19horas com o grupo de Reis da Casa do Povo da Ponta do Sol, seguindo-se os grupos da Ribeira Brava: O de Campanário; da Serra de Água; da Tabua e da Ribeira Brava.




O Mote final foi dado pelo Grupo de Reis da Casa do Povo de Santa Cruz.

Mas a noite não ficou por aqui para o Grupo da Serra de Água pois, a festa continuou pela noite a dentro, com o tradicional cantar de porta em porta.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

IV MOSTRA DE ARTESANATO E TRADIÇÕES LOCAIS


A Casa do Povo da Serra de Água vai realizar a IV Mostra de Artesanato e Tradições Locais, que terá lugar nos dias 30 e 31 de Janeiro na Pracetada da Serra de Água.



Esta iniciativa surgiu em 2007 com o intuito de preservar as tradições locais (artesanato e poncha), aliada também a uma vertente cultural com a divulgação de grupos musicais e artísticos de várias Casas do Povo da Madeira.


Para além da paisagem maravilhosa do vale da Serra de Água, a poncha é sem dúvida a segunda maior atracção da nossa freguesia, servida em todas as tascas e restaurantes e acompanhada pelo amendoim. Para além de ser uma bebida saborosa, os seus valores medicinais são apreciados, sendo esta recomendada para combater uma constipação ou uma dor de garganta. A Laranja e o Limão, com a vitamina C e o mel com as suas propriedades nutritivas, são ingredientes desta rica bebida, não esquecendo a aguardente de cana, que também pode ser substituida pela aguardente de borra.

Voltando às origens, antigamente os pescadores e os pastores, que permaneciam muitos dias ao frio, precisavam de uma bebida que aquecesse os seus corpos. Começaram por utilizar aguardente com mel, apenas, e o limão e laranja com o passar do tempo foram sendo adicionados para dar uma sabor mais suave ao xarope.