Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 17 de maio de 2010

As saloias e o Espírito Santo


O Espírito Santo sempre foi vivido com muita devoção na Serra de Água, com a ida à Encumeada, a descida a pé trazendo galhos de maia ou giesta em flor, cantando e tocando...


Era este o traje das saloias que, mesmo com o passar do tempo(cerca de 70 anos depois), pouco ou nada se alterou. Esta fotografia foi tirada pelo Padre Dantas, pároco desta linda Freguesia durante sensivelmente 40 anos. Era um padre muito fervoroso e levava a religião muito a sério, com sermões muito longos e colocando em uso todas as práticas religiosas. Este padre acompanhava sempre o Espírito Santo às casas e ia registando estes momentos para que as gerações seguintes pudessem conhecer como as coisas eram ou como certas coisas se mantiveram. Era conhecido por andar sempre com a sua máquina fotográfica. É de salientar que nesta altura pouca gente tinha máquina fotográfica e num meio extremamente rural, como a Serra de Água era na primeira metade do século XX, ter máquina era muito raro.


Nesta fotografia está a Senhora Domingas dos Reis (saloia da direita)que nos disponibilizou esta fotografia.



ESPÍRITO SANTO NA ENCUMEADA



No dia 23 de Maio será festejado o Espírito Santo na Encumeada!!
Haverá transportes gratuitos desde a igreja até à Encumeada. A descida será a pé, como reza a tradição, e a PSP da Ribeira Brava vai acompanhar a descida desde a Encumeada até à Igreja da Serra de Água. A Casa do Povo da Serra de Água vai apoiar esta festividade com a realização de bandeiras do Espírito Santo e com uma recepção às pessoas que acompanharão o Espírito Santo na descida. o Festeiro deste ano será o Clube de Motards da Ribeira Brava.

Eis o programa:

9h45m 1ª viagem (autocarro de 50 lugares)
11h00m 2ª viagem
12h00 Missa Campal
16h00 Descida até a Igreja Paroquial

Apoio: Camâra Municipal da Ribeira Brava
Electro Lugares
Banda Municipal de Ribeira Brava
PSP Ribeira Brava
Clube de Motards de Ribeira Brava
Equinócio de Verão- Construções Unipessoal Lda.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Biodiversidade

A Biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assistimos actualmente a uma perda constante da biodiversidade com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano. As principais causas são as alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos de produção agricultura, da construção, da exploração de pedreiras, da sobrexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução de espécies alóctones invasivas, da poluição e, cada vez mais, das alterações climáticas globais.
O dia Internacional da Biodiversidade é comemorado a 22 de Maio e nada melhor do que dar um passeio pela natureza e respirar o ar puro, relaxar e aproveitar o que ela tem para nos dar!

Dias internacionais para o mês de MAIO

MAIO


3- Dia do Sol

3- Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (UNESCO)

15- Dia Internacional das Famílias

17- Dia Mundial das Telecomunicações

21- Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural

21- Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

22- Dia Internacional da Biodiversidade


25- Dia de África

29- Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas

31- Dia Mundial do Não-Fumador (Organização Mundial de Saúde)